Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Furnariidae
 Gray, 1840
Subfamília: Berlepschiinae
 Ohlson, Irestedt, Ericson & Fjeldså, 2013
Espécie: B. rikeri

Nome Científico

Berlepschia rikeri
(Ridgway, 1886)

Nome em Inglês

Point-tailed Palmcreeper


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Limpa-folha-do-buriti

O Limpa-folha-do-buriti é uma ave Passeriforme da família Furnariidae.

Seu nome significa: de berlepschia = homenagem ao ornitólogo alemão, coletor de espécies especializado na avifauna neotropical, Hans Hermann Carl Ludwig Graf von Berlepsch-(1850-1915); e de rikeri = homenagem ao ornitólogo americano coletor de espécies no Brasil (1884-1887), Clarence B. Ricker-(1863-1947). ⇒ (Ave) de Berlepsch e Riker.

Características

Única espécie do gênero Berlepschia. Com tamanho médio entre 18 e 22 centímetros de comprimento, este pássaro assemelha-se mais à um arapaçu que propriamente um furnarídeo. Tem a cabeça, o pescoço e as partes inferiores estriadas de negro e branco. Já as costas e a cauda são vivamente castanhas, com rêmiges negras (penas implantadas).

Alimentação

Alimenta-se de insetos que cata das palhas das palmeiras de forma acrobática.

Reprodução

Sua forma de reprodução ainda não foi descrita, mas costuma nidificar nas largas bases das folhas das palmeiras, onde faz seu ninho de gravetos no largo pedúnculo de uma palha.

Hábitos

Habita em buritizais, babaçuais e miritizais da Amazônia e região Centro-Oeste, onde passa a vida inteira pousado exclusivamente nessas palmeiras. Vive entre os folíolos (partes em que se subdivide uma folha composta) das palmeiras, principalmente do buriti, daí o seu nome popular, onde geralmente passa desapercebido.

Distribuição Geográfica

Ocorre das Guianas e Venezuela ao baixo Amazonas, além de Equador e Colômbia. Também há registros de sua ocorrência no Maranhão, Goiás e Bahia.

Referências

Galeria de Fotos